Buscar
  • João Felipe Roessler

Quiropraxia pode ajudar a controlar a pressão arterial

Atualizado: 20 de Abr de 2021


A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é um dos principais fatores de risco para casos de insuficiência renal e cardíaca, enfarte, aneurisma arterial e acidente vascular cerebral (AVC). Pessoas que sofrem dessa doença precisam de doses diárias de medicamentos – que não curam a doença, e muitas vezes causam efeitos colaterais – para manter a pressão estável, e embora a medicação seja a principal forma de tratar a hipertensão, estudos recentes mostram que a quiropraxia pode ajudar a controlar a pressão arterial.

Determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, a hipertensão é uma doença crônica que obriga o coração a realizar um esforço maior do que o necessário para bombear e distribuir o sangue corretamente no corpo.

Estima-se que 25% dos brasileiros sofrem de pressão alta, e esse percentual cresce conforme aumenta a idade da população, podendo chegar, conforme estudo, a alarmantes 80% no ano de 2025.

Pelo fato de ser comumente assintomática, principalmente entre os jovens, muitos demoram a diagnosticar a doença.

Embora seja mais prevalente em pessoas mais velhas, dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 10% da população entre 25 e 44 anos tem o diagnóstico de hipertensão arterial. Na faixa etária dos 35 aos 44 anos, o índice sobe para 19%.


Quiropraxia pode ajudar a controlar a pressão arterial


Estudos relacionados ao tratamento quiroprático e a hipertensão sugerem que pode haver uma redução potencial na pressão arterial após sessões de quiropraxia. No ano de 2007, George Bakris, especialista mundial em hipertensão, publicou um estudo piloto, realizado com uma equipe de pesquisadores no Journal of Human Hypertension.

O estudo apresentou resultados que demonstraram uma diminuição significativa da pressão arterial após um ajuste quiroprático na vértebra Atlas – primeira das 33 vértebras da coluna vertebral – localizada na base do crânio, comprovando que a quiropraxia pode ajudar a controlar a pressão arterial.

Ficou registrado que as alterações na posição do Atlas não tratadas, podem acarretar em mudanças nas vias circulatórias ocasionando níveis elevados de pressão sanguínea. É possível comparar a melhora na pressão arterial, após a correção do desalinhamento do Atlas por meio da quiropraxia e com a ingestão simultânea de dois medicamentos anti-hipertensivos.

O aumento da incidência de hipertensão na população brasileira se deve principalmente pela obesidade, sedentarismo, falta de atividade física, estresse e alimentação inadequada.


Uma vida saudável está relacionada a hábitos saudáveis, é de extrema importância praticar exercícios físicos regulares, ingerir alimentos saudáveis, dormir adequadamente e reduzir o estresse. Todos esses fatores são essências para evitar a hipertensão ou então controlar a pressão arterial, do mesmo modo, os estudos recentes mostram que a quiropraxia se enquadra nessas práticas benéficas à saúde, auxiliando no controle da pressão arterial e combate à doença.

Fonte: G. Bakris, M. Dickholtz Sr., P.M. Meyer, G. Kravitz, E. Avery, M. Miller, J. Brown, C. Woodfield, B. Bell. “Atlas vertebra realignment and achievement of arterial pressure goal in hypertensive patients: a pilot study”. Journal of Human Hypertension, March 2007.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo